Se está a ler este artigo, provavelmente tem uma pergunta na sua mente: o que são OKR? Então vou explicar tudo, em apenas 2 minutos
O que são OKRs?
É um sistema de gestão de resultados
O que significa OKR?
O de objetivo, KR de resultados chave, portanto do inglês Objective Key Results
Para que serve?
Serve assim para relacionar objetivos e os resultados, poupando tempo e aumentando Foco
A quem se destina?
Qualquer tipo de organização independentemente da sua dimensão
É fácil de implementar?
Sim, de facto a simplicidade (e clareza) é o sucesso da ferramenta
O que são os Objetivos?
São o que queremos realizar!
E o que são os Key Results?
Como vamos medir o progresso.
Os OKRs são públicos?
Recomenda-se que sim, dentro da organização
O que são OKR estratégico?
A cargo da gestão, dão uma ideia clara e motivadora do que se pretende alcançar.
Deve ter revisão?
Sim, anual
O que são OKR táticos
Estão a cargo das equipas e departamentos e pretendem ser harmoniosos com os OKR estratégicos
Deve ter revisão?
Sim, trimestral normalmente.
O que são OKR operacionais?
A cargo de cada colaborador, individualmente, ou microequipas.
Deve ter revisão?
Sim semanal (preferencial) ou mensal
Posso ter múltiplos objetivos?
Sim, podem ser criados até 3 mas curtos e fáceis de memorizar
De que tipo?
Que a organização se reveja neles (ex: humor, palavras utilizadas com frequência,…)
O que resolve?
Situações de foco em equipa, aumentando o envolvimento, a adaptabilidade e a produtividade
E devo analisar vários resultados?
Sim, o adequado são 2 a 5 por objetivo.
Que tipo de resultados? Mensuráveis ou qualitativos?
Curtos, claros, realistas, específicos e verificáveis (indicando a base de consulta) com poucas métricas
O que evitar?
Percentagens (ex: aumentar em 15%) e resultados dúbios (ex: entre 20 e 30)
Devo colocar tarefas a realizar?
Sim, por exemplo numa secção de Sugestões possíveis de como alcançar os objetivos
O que pode falhar?
É importante que toda a hierarquia esteja alinhada em termos dos resultados pretendidos
Dê tempo à adaptação da equipa
Quem usa?
Por exemplo Intel, Google, Spotify, LinkedIn, U2,…
Existe alguma “fórmula”?
Sim a mais conhecida, de John Doerr, EU VOU…. MEDIDO POR…..
Quem consegue, tem prémio?
Idealmente não! O foco é alcançar o objetivo experimentando novos caminhos, eventualmente cometendo erros no processo de melhoria.
Ainda tem dúvidas? Fale connosco!