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O que são OKR

ABC dos OKRs

JC Oliveira
Impulsiono vendedores 😍 Representante comercial cosmética profissional B2B.

Índice

Se está a ler este artigo, provavelmente tem uma pergunta na sua mente: o que são OKR? Então vou explicar tudo, em apenas 2 minutos

O que são OKRs?

É um sistema de gestão de resultados

O que significa OKR?

O de objetivo, KR de resultados chave, portanto do inglês Objective Key Results

Para que serve?

Serve assim para relacionar objetivos e os resultados, poupando tempo e aumentando Foco

A quem se destina?

Qualquer tipo de organização independentemente da sua dimensão

É fácil de implementar?

Sim, de facto a simplicidade (e clareza) é o sucesso da ferramenta

O que são os Objetivos?

São o que queremos realizar!

E o que são os Key Results?

Como vamos medir o progresso.

Os OKRs são públicos?

Recomenda-se que sim, dentro da organização

O que são OKR estratégico?

A cargo da gestão, dão uma ideia clara e motivadora do que se pretende alcançar.

Deve ter revisão?

Sim, anual

O que são OKR táticos

Estão a cargo das equipas e departamentos e pretendem ser harmoniosos com os OKR estratégicos

Deve ter revisão?

Sim, trimestral normalmente.

O que são OKR operacionais?

A cargo de cada colaborador, individualmente, ou microequipas.

Deve ter revisão?

Sim semanal (preferencial) ou mensal

Posso ter múltiplos objetivos?

Sim, podem ser criados até 3 mas curtos e fáceis de memorizar

De que tipo?

 Que a organização se reveja neles (ex: humor, palavras utilizadas com frequência,…)

O que resolve?

Situações de foco em equipa, aumentando o envolvimento, a adaptabilidade e a produtividade

E devo analisar vários resultados?

Sim, o adequado são 2 a 5 por objetivo.

Que tipo de resultados? Mensuráveis ou qualitativos?

Curtos, claros, realistas, específicos e verificáveis (indicando a base de consulta) com poucas métricas

O que evitar?

Percentagens (ex: aumentar em 15%) e resultados dúbios (ex: entre 20 e 30)

Devo colocar tarefas a realizar?

Sim, por exemplo numa secção de Sugestões possíveis de como alcançar os objetivos

O que pode falhar?

É importante que toda a hierarquia esteja alinhada em termos dos resultados pretendidos

Dê tempo à adaptação da equipa

Quem usa?

Por exemplo Intel, Google, Spotify, LinkedIn, U2,…

Existe alguma “fórmula”?

Sim a mais conhecida, de John Doerr, EU VOU…. MEDIDO POR…..

Quem consegue, tem prémio?

Idealmente não! O foco é alcançar o objetivo experimentando novos caminhos, eventualmente cometendo erros no processo de melhoria.

Ainda tem dúvidas? Fale connosco!

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JC Oliveira

Impulsiono vendedores 😍 Representante comercial cosmética profissional B2B.
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