Conquiste o coração do seu cliente
A Ciência por Trás das Necessidades dos Clientes
O sucesso em vendas depende da nossa capacidade de compreender e satisfazer as necessidades dos clientes.
Constantemente procuramos conhecer esses interesses. Qual é o verdadeiro significado de “necessidades”? E como conhecer as necessidades, pode ajudar-nos a conquistar o coração do cliente?
Neste artigo, vamos explorar as três principais categorias de necessidades: básicas, emocionais e sociais.
Ao entender cada uma delas, podemos identificar melhor as motivações pessoais de cada cliente e construir relacionamentos mais fortes.
Ao utilizar uma maior assertividade na apresentação da solução, estamos a promover a unicidade e o bem-estar de cada cliente através de propostas de valor exclusivas.
Ao servir bem, fazemo-lo recordar-se de nós e assim estaremos no coração de cada cliente.
1. Necessidades básicas
As necessidades básicas são os requisitos mínimos que os clientes esperam que sejam cumpridos. São as necessidades fisiológicas e de segurança, como:
- Ter acesso a produtos ou serviços
- Receber um bom atendimento
- Saber que tem uma casa
- Sentir-se seguro
- Sentir-se confiante durante a compra
- Ter alimentação garantida.
Este tipo de cliente privilegia os aspetos básicos e o seu foco será sempre menos seletivo na qualidade e mais no fator preço.
Na apresentação tenha em conta:
- Oferecer produtos ou serviços a preços competitivos.
- A qualidade é um fator secundário e pode decidir a compra, se se apresentar como um “bom negócio”.
- Garantir um ambiente seguro e confiável para a compra, criando uma relação de honestidade e transparência.
- Ao ser questionado, forneça informações claras e precisas sobre os produtos ou serviços.
- Ser eficiente e rápido no processo de decisão. Ao decidir pelas necessidades reais são racionais e a cabeça ordena. Ao decidir rapidamente com base nas vantagens, tornam-se emotivos e o coração vence.
2. Necessidades emocionais de amor e pertença
Aqui, encontramos as necessidades sociais de amizade, amor, aceitação e integração. Relacionam-se com sentimentos, sensações e opiniões dos seus amigos e familiares. Para clientes que procuram essas necessidades, podemos:
- Criar um ambiente acolhedor e amigável na loja.
- Oferecer um atendimento personalizado e atencioso.
- Construir relacionamentos duradouros com os clientes (tanto no pré-venda como no pós-venda).
- Proporcionar experiências de compra memoráveis.
- Criar uma comunidade em torno da marca.
Na apresentação devemos ter em conta:
- A valorização de quem acompanha o cliente.
- Valorizar e respeitar as opiniões e testemunhos de influenciadores com quem se sinta conectado.
- Criar e fazer sentir a relação com a marca, os seus valores sociais, económicos ou ambientais
- Possibilitar uma experiência de compra agradável e memorável, que fique com motivos para divulgar pelos seus conhecidos.
3 Necessidades sociais e de estima
As necessidades sociais são uma evolução das necessidades emocionais. A melhoria das condições económicas, permitem o aguçar da sua consciência consumidora. As necessidades de pertença e reconhecimento aumentam e já não basta ser reconhecido pelos amigos.
Auto-estima, reconhecimento e status são novas preocupações. O seu meio ambiente social e profissional passa a ser a nova fronteira.
Para clientes que se preocupam com esses aspetos, podemos:
- Oferecer produtos ou serviços que transmitam status e exclusividade.
- Elogiar e reconhecer a fidelidade dos clientes.
- Oferecer benefícios exclusivos para clientes VIP.
- Personalizar a experiência de compra.
- Manter registo atualizado das preferências do cliente.
Na apresentação devemos ter em conta:
- Que fazem parte de uma comunidade
- São um elo importante e um exemplo
- A importância de serem reconhecidos pela sua fidelidade
- Ter acesso a benefícios exclusivos
A Solução
Se cada cliente é diferente entre si, se possui necessidades e interesses distintos, o seu atendimento e motivação deverá ser realizado de forma independente, sempre com o mesmo objetivo: poder aumentar as vendas, fidelizar clientes e construir relacionamentos mais fortes.
1. Como identificar as necessidades dos clientes
Existem diversas maneiras de identificar as necessidades dos clientes, estas são das principais:
- Fazer perguntas abertas
- Escutar atentamente
- Analisar o feedback
- Observar a linguagem corporal
- Partilhar da experiência que o cliente está a vivenciar
2. Conselhos para atender as necessidades dos clientes
A consequência após a especificação das necessidades é a sua resolução, que podemos sintetizar em:
- Ofereça um atendimento personalizado, cada cliente é único
- Crie um ambiente acolhedor e amigável. A vontade de repetir a experiência, aumentará.
- Vá além das expectativas, todos adoramos ser surpreendidos pela positiva.
- Seja proativo e ofereça soluções, o vendedor é o especialista.
- Regularmente confirme as necessidades dos clientes, mantenha-se atualizado ouvindo de forma contínua.
- Exemplos de como atender diferentes tipos de clientes:
- Cliente com foco em preço: Enfatize o valor do produto ou serviço em relação ao preço, ofereça promoções e descontos, complementos de garantia e produtos extra.
- Cliente com foco em qualidade: Destaque as vantagens e os diferenciais do produto ou serviço em termos de qualidade, robustez e durabilidade. Garantia duradouras e completas são particularmente apreciadas.
- Cliente com foco em atendimento: Ofereça um atendimento personalizado e atencioso, responda às dúvidas e solicitações do cliente com rapidez e eficiência.
- Cliente com foco em exclusividade: Ofereça produtos ou serviços exclusivos, personalize a experiência de compra e faça o cliente sentir-se especial.
E lembre-se:
- Cada cliente é único e possui necessidades diferentes.
- É importante adaptar a sua abordagem às necessidades específicas de cada cliente.
- Ao construir relacionamentos com os clientes, você estará a criar um ambiente de confiança e fidelidade.
- Utilize ferramentas para armazenar informações sobre os clientes, leads, as suas necessidades e potenciais pontos a melhorar para todos e/ou cada um.
- Ao manter a fidelidade dos clientes está a aumentar a sua lista de contactos de forma natural, pela propensão que estes o recomendarão como um profissional de excelência.
- Faça formações periódicas para aprofundar as suas habilidades de vendas.
- Incentive a comunicação aberta e transparente com os clientes.
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