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Como será o vendedor do futuro?
Descubra como o vendedor do futuro se adapta a tecnologia e exigências do cliente. Explore a evolução em vendas e o papel da confiança.

Como Reiniciar a Sua Vida em 21 Dias: Uma Análise de “Faz Um Restart à Tua Vida”
Descubra como o livro ‘Faz Um Restart à Tua Vida’ de Jorge Coutinho pode ser o desafio que você precisa para transformar sua vida em apenas 21 dias.

Dominando a Arte da Venda: Como Construir Confiança e Sucesso
Explore a arte da venda, desde suas origens até técnicas modernas. Saiba como construir confiança e sucesso em cada etapa da jornada do vendedor.

O Poder da Empatia nas Vendas: O que eu li em “Executive Coaching”
O que eu li em ‘Executive Coaching’ de Paulo de Vilhena e Mariana Arga e Lima, uma obra essencial para vendedores. Por JC Oliveira.

Pense e Fique Rico: Um Guia Prático para Alcançar o Sucesso em Vendas com a Filosofia de Napoleon Hill
Descubra como o livro “Pense e Fique Rico” na interpretação de Karen McCreadie pode transformar sua carreira de vendas.

A minha visão sobre o livro “Influência: A Psicologia da Persuasão” de Robert B. Cialdini
Descubra a arte da persuasão através da visão pessoal de JC Oliveira sobre o influente livro ‘Influência: A Psicologia da Persuasão’.

A Jornada para o Sucesso em Vendas: Sugestões para melhorar o desempenho
Descubra as chaves para melhorar o seu desempenho nas vendas neste último artigo da nossa série ‘A Jornada para o Sucesso em Vendas’.

A Jornada para o Sucesso em Vendas: Compreendendo as necessidades dos Clientes
Descubra como compreender profundamente as necessidades dos clientes pode impulsionar as suas vendas e construir relações sólidas. Mergulhe connosco nestas estratégias eficazes e comprovadas!

A Jornada para o Sucesso em Vendas: A importância da documentação e medição em vendas
Descubra a importância da documentação e medição em vendas para o seu sucesso. Aprenda como melhorar as suas estratégias e garantir resultados eficazes.

Desvendando o Segredo do Sucesso em Vendas: Por que apenas alguns vendedores se destacam
Descubra o segredo do sucesso em vendas! Aprenda sobre documentação, medição e aperfeiçoamento constante para excelentes resultados. Registe-se para mais!

7 lições aprendidas ao ler “Descubra as 7 Estratégias para Enriquecer e Ser Feliz” de Jim Rohn
Descubra o segredo do sucesso pessoal e financeiro com o livro “7 Estratégias para Enriquecer e Ser Feliz” de Jim Rohn.

O Segredo para Superar a Concorrência: 5 Estratégias Infalíveis
Desvende 5 estratégias infalíveis para superar a concorrência no mundo do comércio online.

5 Coisas que Aprendi ao ler “Pai Rico, Pai Pobre”
Explore as principais lições financeiras do clássico ‘Pai Rico, Pai Pobre’. Aprenda como investir, gerar renda passiva e alcançar a independência financeira.

Prospeção: o segredo por trás do campeão de vendas
Aprenda a identificar e qualificar clientes para impulsionar suas vendas. Descubra como adaptar seu discurso de vendas na prospeção.

As vantagens de se continuar a prospetar
Aprenda a importância de se prospetar clientes e estratégias para aumentar o sucesso das vendas: como maximizar a efetividade da prospeção.

Como criar um Plano de Ação à partir do seu Modelo de Negócios Pessoal
Aprenda a transformar o seu Modelo de Negócios Pessoal em um Plano de Ação que, ao ser executado, o levará em direação ao futuro almejado.

Projetar o Futuro com Canvas de Modelo de Negócios Pessoal (BMY)
Aprenda como utilizar o Modelo de Negócios Pessoal como ferrmenta para projetar o futuro desejado e planear a sua carreira.

Modelo de Negócios Pessoal: O que é e para que serve.
Conheça o Modelo de Negócios Pessoal de Tim Clark e veja como ele pode ajudá-lo a concretizar os seus objetivos profissionais.

Fator de Decisão de Compra: Preço ou Valor Agregado?
A decisão de compra dos clientes está cada vez mais condicionada pelo valor agregado pelas empresas em sua experiência como um todo.

Empreendedor/Empresário e Gestor: Há papéis e papéis!
Empreendedor, empresário, gestor muito se fala nestas funções, nestas profissões, mas será que sabemos mesmo o que é que cada uma delas significa?

A integração dos colaboradores para uma boa experiência do cliente
Férias, praias, restauração e a falta de preparação dos pequenos negócios para oferecer uma boa experiência aos clientes.

ABC dos OKRs
Se está a ler este artigo, provavelmente tem uma pergunta na sua mente: o que são OKR? Vou explicar tudo, em apenas 2 minutos

O vendedor – as Objeções
O que é uma objeção nas vendas ou no processo de vendas? Quando o nosso cliente está na fase de decisão para comprar e levanta uma questão (frequentemente simples) que impossibilita o avanço, é uma Objeção. É vermelho ou azul, preferia às riscas? É pesado, queria leve. Tem pouca, ou muita potência… É de alumínio, queria de aço. Será que quando ouvimos um Não…, será que estaremos a ouvir um: “Por Favor ajude-me a decidir”? É normal e frequente qualquer pessoa que está a efetuar uma compra, de colocar uma objeção. O tempo de entrega, o prazo de Garantia, o tempo disponível para trocar. É possível realizar um desconto adicional? A qualidade do produto está de acordo com a qualidade necessitada? Sendo tudo questões importantes, devemos verificar as objeções, se são motivos reais ou não. Cabe ao vendedor confirmar se estas informações são recusas ou pedidos de ajuda; colocar entraves ou apenas pedido de esclarecimentos. Este é o seu grande momento: clarificar o cliente ajudando-o a tomar a decisão mais adequada. Objeção verdadeira ou teste? Será que ISTO quer dizer que nem todas as objeções que NOS colocam são verdadeiras? Sim, muitas delas, podem ser uma forma de qualificar a

Não-Oportunidade de melhorar ou razão para desistir?
Aquilo que muitos vendedores não sabem, provavelmente por inexperiência, é que uma objeção é uma oportunidade.

Mais do mesmo ou novas oportunidades?
Entrar no Ano Novo Aproxima-se o Ano Novo. Nesta altura do ano temos a tendência (ou tradição?) de realizar um Balanço das nossas ações e resultados. É então necessário realizar esse balanço, sim. Mas, mais do que procurar o que fizemos de negativo, devemos realçar o que ainda podemos melhorar. Como criar a diferença no nosso cliente? Como tornar o nosso cliente único? E como criar experiências espetaculares e exclusivas? Regularmente podemos efetuar estas alterações, estas mudanças, mas também podemos pensar nelas no longo prazo. Quais os objetivos maiores que pretendemos atingir? Como vamos consegui-los? Quantas micro-ações podemos realizar? Quantas já decidimos que vamos colocar em prática? Em quanto tempo? Em que sequência? Acredito assim e pratico que, estar atento às necessidades da quem sirvo, é, tem e continuará a ser o meu principal foco. Quando ouço quem necessita dos meus serviços ou produtos, consigo então melhorar os meus procedimentos. E, com isso, estou a provocar uma transformação positiva na minha comunidade de contactos! O que fiz bem este ano? O que vou fazer ainda melhor no próximo ano? Como vou ouvir os meus clientes? Que novidades tenho para lhes apresentar? Como as irei apresentar? Novas acções, novos resultados Sempre ouvi dizer que as mesmas ações não trazem, portanto, resultados diferentes. Assim mesmo, para melhorarmos os nossos objetivos temos que alterar as nossas metas, temos que medir as nossas micro ações, devemos manter todos os nossos sentidos alerta, para podermos agir em conformidade. Temos que ser práticos e ambiciosos. 2022 pode ser por isso o nosso melhor

Quando deves contratar novos funcionários?
A contratação de novos funcionários é uma parte importante do crescimento da tua empresa, mas quando deves contratá-los? Quantos deves contratar de uma vez? Quais as qualidades que são mais importantes num funcionário? Embora a contratação de novos funcionários possa ser muito empolgante, também é importante saber como conduzir o processo e garantir que a tua empresa beneficiará com as novas adições. Aqui estão algumas coisas a serem consideradas ao decidir contratar novos funcionários. Antes de contratar pessoas, certifica-te que a tua empresa está pronta Para ter um negócio, há muito em que pensar. Se estás a pensar em contratar funcionários, é importante pensar se a tua empresa está ou não pronta para essa etapa. Como acontece com a maioria das coisas nos negócios, o tempo é fundamental. Quando deves contratar outra pessoa para a tua equipa? A resposta depende de vários fatores, mas há perguntas que precisas de fazer a ti mesmo: 1) Já não consigo fazer BEM o trabalho sozinho? 2) Os atuais colaboradores já não conseguem fazer BEM o seu trabalho no horário normal? Estas 2 perguntas respondem a: “Tenho trabalho suficiente para outra pessoa?” Seguidamente mais 2 questões importantíssimas: 1) Tenho a Visão e Missão da

Contabilidade Fácil com Lina Simões
Ao pensar em contabilidade, pensamos em trabalho, impostos, ter que mexer em papéis, dores de cabeça, último dia, enfim, ufff. Assim, muitos vendedores (e muitos outros profissionais), preferem pensar num contabilista como um parceiro de negócios, um auditor de confiança, um colaborador especializado; alguém que nos ajuda a não falhar prazos, cumprir obrigações e que nos aconselhará. É melhor que o serviço genérico do Diário da República ou o serviço informativo das Finanças. Portanto, sendo obrigatório a partir de um determinado volume de negócios, na minha opinião é fundamental e independentemente do tamanho, o apoio específico deste especialista. A contabilidade na empresa Analisar a empresa e os seus números é fundamental porque, quem não mede não controla e o desconhecimento não desobriga. Qualquer que seja o negócio podemos ganhar dinheiro, se não tivermos que o gastar em multas, taxas e coimas por incumprimentos desnecessários. Dados contabilísticos enquanto ferramenta de gestão podem e são um poderoso instrumento no processo de tomada de decisão. Podem assim, em muitos casos, evitar que o navio se afunde mais. Certamente, ao colaborarmos com micro empreendedores, conhecemos muitas das suas dificuldades económicas e, frequentemente, de conhecimentos de outras áreas de exigência. Apercebemo-nos assim de que, custa

Quais as melhores FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE?
A semana passada falámos um pouco de ferramentas de produtividade, e prometi que haveria mais, certo? Então, aqui vamos para mais um artigo que vai transformar a tua vida! Ferramentas de comunicação e trabalho a distância A comunicação entre equipas em teletrabalho é cada vez mais precisa na altura em que vivemos. Muitas vezes usamos emails, no entanto torna-se difícil organizar toda a informação. Do mesmo modo, também a comunicação face-to-face sofreu com a quarentena, sendo cada vez mais normal fazer videochamadas para as reuniões de empresas. Estas são duas das melhores ferramentas de comunicação hoje em dia. Zoom Sendo certamente uma das ferramentas de videochamada mais conhecidas hoje em dia, o Zoom é simples e intuitivo. Assim, torna mais fácil o agendamento de reuniões 1 para 1 ou mesmo em equipa. Tem integração com o calendário Google e Outlook, que permite que cries uma reunião e envies logo um convite aos participantes. Podes também juntar um lembrete, para que não existam assim falhas de horário, e um link para que possam entrar na reunião. Para além disso, e para proteger a privacidade de cada um na sua casa ou local de trabalho, esta ferramenta oferece opções para: Desfocar o

O que são FERRAMENTA DE PRODUTIVIDADE e como podem mudar a tua vida?
Lembras-te daquela altura em que andávamos sempre com um caderno connosco? Ou uma agenda? Ou até aquelas agendas digitais com ecrã a preto e branco que tinham um calendário e por isso toda a gente queria uma? Pois é, esses tempos já foram. Hoje em dia, com a evolução da internet, computadores e smartphones, podes contar com o apoio de diferentes ferramentas de produtividade para te apoiar no teu dia-a-dia. O que são ferramentas de produtividade? São softwares, aplicações ou outros que te permitem diminuir o teu trabalho e aumentar a produtividade. Assim, podes aproveitar esse tempo livre para investires mais em ti e na tua empresa. Estas podem facilitar o teu dia-a-dia através de automatização, simplificação e organização de tarefas. Continua a ler para descobrires como podes aproveitar estas ferramentas ao máximo! Como aumentar a produtividade com ferramentas digitais? Existem certamente muitas formas de usar estas ferramentas para aumentar a tua produtividade. No entanto, deves seguir uma linha de decisão, como a seguinte: Analisa o teu tempo para entenderes quais as tarefas que mais te ocupam; Verifica quais destas tarefas podem ser delegadas; Pergunta-te: qual o objetivo das restantes? Consoante os objetivos, considera automatizar estas tarefas; Se não for

Ainda bem que não somos todos iguais…
Sabias que a resiliência e autovalorização são duas das características principais de um empreendedor? Por imposição, mas também por algum interesse confesso, tenho investido grande parte do meu tempo recente, em autovalorização. Independentemente de como pensa e funciona a concorrência, acredito que para estar na vanguarda somos obrigados a uma grande resiliência e principalmente uma forte vontade de aprender. Assim, não me reconhecem como um vendedor standard e está tudo bem. O exemplo de Phelps Recentemente vi um vídeo sobre Michael Phelps, as suas lutas pessoais, os treinos e os seus sacrifícios pessoais ao longo dos anos. Foi então com admiração, que me apercebi como ao fim de 5 anos, conseguiu ter mais um ano de treino que todos os outros atletas. Como? Porque abdicou dos feriados e fins de semana. Não me quero comparar, para além que sou um péssimo atleta, mas as vitórias são importantes quando temos com quem partilhar. O conhecimento apenas é válido, quando é transmitido, reproduzido e melhorado. Como dar mais Valor nos produtos e serviços a oferecer aos meus clientes e amigos, seleção intransigente das melhores e mais recentes práticas comerciais e éticas do mercado. Estes são assim valores de trabalho que não abdico.

EMPREENDEDOR: ISSO PODE DIZER RESPEITO AO MOMENTO QUE VIVE
Aproveitando que ainda estamos vivendo as reflexões sobre as Olimpíadas, este ano, reconhecidamente, Olimpíadas da superação; Quantas vezes nós, empreendedores, temos que superar nossos obstáculos internos e os externos que balançam nossa autoconfiança, pra enfim chegarmos onde queremos. Assim como os atletas, temos um sonho, dirigimos nossos esforços para um objetivo, enfrentamos dificuldades durante anos, imprevistos, ficamos cansados, mas persistimos. De repente….. um tsunami de grandes proporções!!! Desistimos? Abandonamos tudo? Sejam então as dificuldades do mercado em que atuamos, a cobrança de taxas muitas vezes abusivas, a concorrência feroz, as burocracias que emperram, a mão de obra sem capacitação, o vai e vem da economia mundial e até essa pandemia que pegou a todos de surpresa. O que podemos aprender com as Olimpíadas Em suma empreender é isso mesmo, é estar em constante oscilação. E para vencer, são necessárias algumas soft skills valiosas como, resiliência, foco e determinação. Temos o suficiente? Temos todos os recursos, internos e externos que precisamos para ultrapassar os obstáculos para sermos empreendedores? Busca de apoio, arriscar na criatividade, superação e melhoria contínua. Temos que ter flexibilidade para contornar os obstáculos. Flexibilidade inclusive com nós mesmos, para aceitar determinadas condições que algumas vezes não julgamos certas. Em outras palavras, precisamos ser menos exigentes e carrascos com a gente. Mesmo para empreendedores que já tenham todos os recursos, é necessário buscar outros desafios. O desenvolvimento é uma constante. Trabalhamos: tolerância, aceitação, nesse caminho. Qual meu limite, como reconhecer essa limitação interna. Quando saímos da

Como se tornar num empresário de sucesso…
Alguma vez pensaste “como poderei eu ser um empresário de sucesso?”? Então este artigo é para ti! Propositadamente, não mencionei um “empreendedor de sucesso”, pois na realidade um é a transformação do outro. Portanto, para chegar ao empresário de sucesso e uma vez que o dinheiro em abundância não faz parte da equação, teremos que pensar primeiro como ser um empreendedor. E se um empreendedor necessita de vontade, esforço e bastante resiliência, certamente também necessita de uma ideia e uma oportunidade. Os empreendedores que conheço e outros sobre os quais li, são insatisfeitos por natureza. Estão sempre alerta para as Oportunidades porque não acreditam que a sorte os venha convidar. Assim, estão sempre preparados para quando se proporcionar, a oportunidade seja aproveitada de imediato. Ser um empresário de sucesso não é uma questão de sorte Com frequência recordo que, a Sorte aparece quando a Preparação encontra a Oportunidade. Nunca foi tão fácil chegar tão longe, nunca foi tão difícil ser visto. Com o acesso facilitado na aldeia global, deixou de haver desculpas. Mas necessitamos de dizer em que somos diferentes e quem não aceita adaptar-se, sujeita-se a desaparecer. Recentemente e de acordo com a comunicação social, uma fábrica portuguesa que

Tipos de empreendedorismo – Qual é o teu? – PARTE 2
Conforme prometido, hoje tenho para ti mais dois tipos de empreendedorismo. Não viste o último artigo? Então subscreve a newsletter para ficares sempre a par! Empreendedorismo Franqueado ou de Franchising Por vezes, correr riscos é assustador. No entanto, o começo de um empreendimento próprio requer muita pesquisa, tempo e investimento, para crescer no mercado. Por este motivo, é mais confortável fazer parte de uma grande marca, mas tendo o seu próprio negócio. É portanto este propósito que serve o empreendedorismo franqueado. Já possuem assim uma identidade própria e uma posição no mercado; a marca tem um mindshare relevante e, acima de tudo, todo o modus operandi está definido. Basta então o empreendedor pagar a franquia e gerir o seu negócio chave-na-mão. Um exemplo Decerto o mais relevante exemplo deste tipo de empreendedorismo seja a McDonald’s. Este restaurante existe, com efeito, em quase todo o mundo, na grande maioria das cidades. Isto deve-se ao facto de os restaurantes McDonald’s serem franqueados. Quando alguém pretende abrir um restaurante McDonalds, primeiramente paga uma franquia ao grupo-mãe. Este grupo vai então disponibilizar todas as infraestruturas necessárias para o lançamento e manutenção do negócio, mantendo, no entanto, a coesão com a marca. Também o Starbucks

Tipos de empreendedorismo – Qual é o teu?
Nos últimos dias tenho publicado nas nossas redes sociais algumas definições curtas, mas relevantes sobre tipos de empreendedorismo. Deu-te ideias! ESPETACULAR! Quais são os tipos de empreendedorismo? Existem vários tipos de empreendedorismo, tal como existem vários tipos de empreendedores (vamos falar deles ainda este mês *wink wink*). Hoje vamos falar de 3 principais tipos de empreendedorismo. Amanhã teremos um artigo com os restantes, por isso subscreve a nossa newsletter para receberes tudo no teu email! Empreendedorismo Comum Este é, assim como diz o nome, o tipo de empreendedorismo mais comum. É aquele que associamos, portanto, ao empreendedor. Em suma, é quando alguém decide começar o seu negócio. Normalmente e salvo exceções, este empreendedor estuda o produto ou serviço que vai prover e o efeito no mercado-alvo. Ou pelo menos devia! É importante planear a longo prazo, a fim de o investimento não ser de risco. O planeamento do retorno que se pretende é então um dos fatores ESSENCIAIS para a longevidade do negócio. É neste planeamento que projetos como a JCOL entram. Posteriormente, um projeto destes tem boas hipóteses de ser bem sucedido. O empreendedor pode assim tornar-se um exemplo ou modelo para qualquer outro, os conhecidos casos de estudo.

Empreendedorismo jovem – Hoje é o teu dia!
Sabias que hoje é o Dia Mundial das Competências dos Jovens? É, portanto, o dia ideal para falarmos de empreendedorismo jovem! Os mais jovens no mundo empresarial A pandemia, em diversas partes do mundo, deu abertura para uma avalanche de pessoas que abandonaram os seus empregos. De facto, afectou especialmente nos mais jovens. Vários fatores são responsáveis por estas demissões em massa, Alguns deles são: Falta de tempo para a família; Maior noção da necessidade de limites entre a vida pessoal e o trabalho; Vontade de criar algo novo; Entre outras. Muitos destes jovens estão, portanto, a procurar soluções noutros modos de vida. Muitos escolhem efetivamente o empreendedorismo ou o nomadismo digital. No entanto, os jovens não são empreendedores “à moda antiga”. São, no entanto, tecnologicamente literados, têm possibilidades infinitas de automatização e ferramentas poderosas ao seu alcance. Podem, portanto, alcançar mais longe que nunca. Casos de sucesso Necessariamente, temos que falar de casos de sucesso quando se fala de empreendedorismo jovem; especialmente neste Dia Mundial das Competências dos Jovens. Maider Tomasena Maider estava cansada de ver os seus projetos e ideias acabarem arquivados ou esquecidos devido a ter dificuldade em expressar-se por escrito. Trabalhava numa empresa como

Os 7 principais tipos de clientes digitais
Nós que lidamos com clientes tipos de clientes digitais todos os dias sabemos que, acima de tudo, temos de atender bem a todos. No entanto, quando sabemos identificar o tipo de cliente que está à nossa frente, conduzimos de forma muito mais assertiva o atendimento e de modo mais ágil a solução que ele procura. De acordo com Neil Patel, co-fundador da NP Digital, e um dos 10 mais do marketing digital, segundo a revista Forbes, existem basicamente 27 tipos de clientes. Conhecê-los pode então nos ajudar a entender mais rápido o que buscam, e como atingir os seus objetivos e causar uma boa primeira experiência. Aqui, neste artigo, cito apenas 7 dos 27 tipos elencados por Patel. Estamos a atender mais intensamente por esses canais, aliás, muitos de nós apenas através deles…vamos conhecê-los! Tipos de clientes digitais O Defensor da sua Marca Porque teve boas experiências com você, esse tipo de cliente recomenda-te aos amigos. E nada melhor que mantê-lo próximo com envio de novidades e, mais que isso, pedir a ele que dê depoimentos sobre os seus produtos ou serviços, pois, como “promotor” ele certamente dará testemunhos positivos. O Entusiasta Digital Ele talvez ainda não seja o “promotor”

O início de um empreendedor
Conheça a história do Fernando, que podia ser a história de qualquer outro empreendedor. Talvez até a sua! O Fernando é comercial por conta própria há vários anos para várias empresas. Visita salões de cabeleireiro e esteticistas e é bem considerado pelos seus clientes; é, portanto admirado pelos seus colegas, pela forma dedicada que conhece os produtos e apreciado como um exemplo pela organização pelos resultados que obtém. Fernando sentindo-se bem financeira e profissionalmente, começa, no entanto a sentir algum cansaço. Cansaço de algumas atividades rotineiras que para ele são um sugar de energia, mas que não encontra forma de deixar de as realizar. Certa noite o Fernando acordou de forma sobressaltada, de tal forma que acordou Andreia, a sua esposa. Depois de verificar que tinha sido algo sem importância, esta acomodou-se e voltou então a adormecer. Já há algumas noites que o Fernando andava a dormir mal, pensativo durante o dia, com dificuldade a adormecer… Distraído continuamente e apesar de ter poucas preocupações com a família e o trabalho, sentia-se incomodado. Mas hoje era diferente. A insónia arrastou-se, uns pensamentos deram lugar a outros até que enfim chegou à ideia que com frequência lhe aparecia. O seu sonho de

O Nome do Seu Negócio – Primeiros Passos
Como escolher o nome do seu negócio? Após trinta anos no mercado de trabalho, tanto como empregado quanto empreendedor, decerto pude observar (e sentir na pele) a primeira dificuldade daqueles que se inserem nos caminhos do empreendedorismo: A ESCOLHA DO NOME DO SEU NEGÓCIO. Quando se trata de negócio, empreendedores iniciantes e consultores de negócios, às vezes, podem não imaginar a força de um nome. No entanto, não quero tratar, agora, do nome comercial, marca, razão social, nome fantasia e outras terminologias aplicadas a diferentes fases da criação de uma empresa. Vou-me concentrar então no NOME DO SEU NEGÓCIO, no sentido amplo. Apelido? Pense no significado de um apelido. No entanto, não na forma jocosa como se referem a algumas pessoas, mas no apelido como designação especial de alguém ou de alguma coisa. Digo-lhe mais: na expressão pela qual conhecemos alguém, alguma coisa ou ALGUM NEGÓCIO. Quando comecei a trabalhar, em 1981, numa instituição financeira, a primeira ação da equipa na qual me inseri foi me “rebatizar”. O meu nome é José Humberto Andrade Mello Rodrigues (eu sei, eu sei, é grande). Com efeito, muitos me chamavam de “Zé” (para desespero dos meus pais que, com todo carinho, escolheram os

PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL TÊM SOLUÇÃO
Uma pesquisa realizada pela revista The Economist, em 2108, com empresas americanas, apontou que a falta de uma boa comunicação empresarial causou falhas e atrasos na conclusão das tarefas. Assim, segundo os resultados, 44% dos entrevistados relataram esses problemas e em relação aos negócios, 18% afirmaram que as falhas levaram à redução das vendas. Comunicação Empresarial e Liderança Dois pilares fundamentais para que uma pequena ou grande empresa, em qualquer setor, tenha êxito na jornada são então Comunicação e Liderança. Ou são assertivas e caminham juntas ou os problemas começam a “pipocar”. Certamente que não se trata apenas desses fatores; mas eles expõem com mais frequência a fragilidade nas relações quando ambos os lados estão sem propósito e requerem orientação. Como consequência direta da falta de comunicação clara nas empresas, podem então haver vários tipos de problemas. Por exemplo, o aumento dos índices de turnover e equipes com baixa produtividade o que impacta, muitas vezes, na perda de clientes e faturação. Contudo, há diversos caminhos para identificar a causa; se a empresa está padecendo de falhas na comunicação e liderança sem presença, existem certamente soluções para ir ajustando a bússola; por vezes ações simples e de baixíssimo custo resolvem problemas até