As minhas duas filhas e o empregado da loja

Há algum tempo assisti a uma discussão entre as minhas duas filhas, numa loja. Uma insistia em pedir explicações ao empregado. A outra queria ler as instruções do produto, sozinha, sem ninguém a falar por cima. O mesmo produto. A mesma loja. O mesmo atendimento ao cliente. Duas formas completamente diferentes de decidir. E fiquei […]

JC Oliveira

4 mins de leitura

Há algum tempo assisti a uma discussão entre as minhas duas filhas, numa loja.

Uma insistia em pedir explicações ao empregado.
A outra queria ler as instruções do produto, sozinha, sem ninguém a falar por cima.

O mesmo produto. A mesma loja. O mesmo atendimento ao cliente. Duas formas completamente diferentes de decidir.

E fiquei com uma pergunta na cabeça: porquê?

Duas formas de comprar

No grupo de vendedores onde partilhei a cena, alguém respondeu logo: “experiências de vida diferentes”.

Tem razão. Mas para quem vende, o porquê interessa menos do que o efeito.

Uma quer conversar. Quer perguntar, ouvir, confirmar com uma pessoa.
A outra quer o papel. Quer ler ao seu ritmo e decidir sem testemunhas.

Se o empregado tivesse despejado a apresentação completa na segunda, ela ia embora. Se tivesse dado só o folheto à primeira, ela também.

O mesmo atendimento, feito igual para os dois, perde os dois.

O erro é meu

Durante anos atendi toda a gente da mesma maneira. Tinha a minha apresentação, boa, ensaiada, e fazia-a do princípio ao fim a quem estivesse à frente (orgulhava-me de não saltar nenhum ponto — era exatamente esse o problema). Além de ser vendedor, estava a ser técnico do meu produto. Não estava mal, mas não servia para muitos clientes.

Quem queria conversar achava-me um disco. Quem queria ler sozinho achava-me um peso.

O que vi numa feira

No ano passado passei uns dias numa feira profissional a vender máquinas de corte de cabelo. E vi os dois tipos de cliente em fila.

A grande maioria pegava na máquina, ligava, desligava e pousava. Sem uma pergunta. Sem perceber o que havia de novo. Às vezes, só o preço.

Os conhecedores eram outra coisa. Antes de pegar, perguntavam pela novidade, pelas diferenças, pelo porquê e, sobretudo, pelos resultados. Muitas vezes ouviam primeiro os colegas, e só depois se aproximavam.

E o desfecho foi limpo. Quem comprou foi embora satisfeito com as respostas às dúvidas. Quem não comprou ficou amigo e levou um cartão para quando decidisse.

Nenhum dos dois saiu com a sensação de ter sido empurrado.

Hoje, a filha que lê já chega informada

Na semana passada escrevi sobre o cliente que pergunta à IA quem és antes de te receber.

É a filha que lê as instruções, versão 2026. Chega à conversa já com o resumo feito, com as dúvidas que a máquina não resolveu, e pouca paciência para ouvir o que já leu.

Se a recebes com a apresentação do princípio, perdeste-a no primeiro minuto.

O cliente que já se informou não quer a tua apresentação. Quer as respostas que lhe faltam.

Os primeiros 30 segundos

No PACE, isto é Atendimento e Apresentação: a fase em que o cliente decide se vale a pena ouvir-te.

E o erro mais comum é começar pela apresentação. Ainda nem sabes que cliente tens à frente e já estás a falar do produto.

O que faço hoje é abrir pela agenda dele, não pela minha. O Andy Bounds chama a isto os 4Ws, e uso-os quase tal e qual:

O que quer. “Pelo que me disse, quer deixar de ficar sem stock no fim do mês.”
Porque quer. “Porque é aí que perde as vendas maiores.”
Que posso ajudar. “Isso consigo ajudar a resolver.”
E só no fim o que vamos fazer.

Quatro frases. E a forma como o cliente responde diz-me logo quem é.

Se pega na conversa e começa a perguntar, é a filha que conversa. Sigo com perguntas e deixo-o falar.

Se encurta, pede “manda-me isso por escrito” ou já cita números que leu algures, é a filha que lê. Dou-lhe o material, curto e direto, digo-lhe onde estão as respostas às dúvidas típicas, e combino quando falamos depois de ele ler.

Não se trata de escolher o melhor cliente. Trata-se de não fazer a apresentação perfeita à pessoa errada.

O que não muda

Nos dois casos, o cliente tem de sair com a dúvida resolvida e com a sensação de que a decisão foi dele.

É o que eu via na feira, nas duas filas: quem comprou, comprou satisfeito, e quem não comprou levou um cartão e ficou com vontade de voltar.

Na tua próxima reunião, quanto tempo vais levar a perceber se tens à frente quem quer conversar ou quem quer ler?

Escrito com apoio de IA na organização das ideias e da experiência de JC Oliveira · revisto antes de publicar.
Imagem criada com IA sob direção de JC Oliveira · revista antes de publicar.

PS — Uso o CloserPACE para preparar cada reunião a partir do que o cliente quer, e não do que eu trago. Conhece o CloserPACE