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Quais as melhores FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE?

Ana

Índice

A semana passada falámos um pouco de ferramentas de produtividade, e prometi que haveria mais, certo? Então, aqui vamos para mais um artigo que vai transformar a tua vida!

Ferramentas de comunicação e trabalho à distância

A comunicação entre equipas em teletrabalho é cada vez mais precisa na altura em que vivemos. Muitas vezes usamos emails, no entanto torna-se difícil organizar toda a informação. Do mesmo modo, também a comunicação face-to-face sofreu com a quarentena, sendo cada vez mais normal fazer videochamadas para as reuniões de empresas. Estas são duas das melhores ferramentas de comunicação hoje em dia.

Zoom

Sendo certamente uma das ferramentas de videochamada mais conhecidas hoje em dia, o Zoom é simples e intuitivo. Assim, torna mais fácil o agendamento de reuniões 1 para 1 ou mesmo em equipa.

Tem integração com o calendário Google e Outlook, que permite que cries uma reunião e envies logo um convite aos participantes. Podes também juntar um lembrete, para que não existam assim falhas de horário, e um link para que possam entrar na reunião.

Para além disso, e para proteger a privacidade de cada um na sua casa ou local de trabalho, esta ferramenta oferece opções para:

  • Desfocar o fundo;
  • Usar uma imagem personalizada.

O Zoom está disponível gratuitamente, podendo assim ser usado para reuniões individuais sem tempo limitado ou para reuniões com equipas até 40 minutos. É também possível subscrever a partir de 13,99€/mês.

Slack

O Slack é uma plataforma colaborativa para comunicação de equipas e gestão de documentos. Nesta ferramenta, os colaboradores têm a possibilidade de usar o chat disponível para assim comunicar entre si.  Têm acesso a vários canais, cada um para uma equipa ou tema,  fazendo com que tudo esteja organizado.  Esta ferramenta tem também várias integrações que permitem fazer a gestão de documentos, horários, entre outros.

O Slack conta com uma versão gratuita, bem como planos mais completos desde 6,25€/mês.

Ferramentas de produtividade Microsoft

Teams

O Microsoft Teams é uma das ferramentas mais completas para equipas que existe hoje em dia. Dentro do Teams podemos fazer reuniões, organizar wikis, deixar ficheiros, criar tarefas, entre outras.  Esta ferramenta é principalmente útil para equipas em teletrabalho; mas também para aquelas que estão a trabalhar no mesmo local, mas necessitam de uma organização mais meticulosa.

O Teams  permite também reunir com participantes exteriores da organização, pelo que facilita as reuniões com parceiros ou clientes.

Esta ferramenta está disponível gratuitamente (com limitações) ou como parte do Office 365.

Auxiliar de concentração

Apesar de não saberes, provavelmente tens esta aplicação no teu computador. Se tens o Windows 10, podes encontrar o auxiliar de concentração no Painel de Notificações, ou caso não encontres poderás pesquisar na barra de Iniciar.  O auxiliar de concentração vai silenciar notificações não importantes para poderes trabalhar sem preocupações.  Assim, manténs o foco e aproveitas melhor o teu tempo.

Ferramentas de produtividade Google

Google Keep

O Google Keep é o teu bolso digital onde podes guardar tudo o que queres para mais tarde.  Esta ferramenta está disponível em todos os dispositivos, sincronizado com a conta Google.  Aqui podes guardar imagens, vídeos, documentos, lembretes e muito mais. É uma das aplicações gratuitas da Google,  vindo geralmente instalada nos telemóveis Android.  Podes também usar o assistente de voz do teu telemóvel para lhe pedir para guardar informações no Google Keep,  libertando assim as tuas mãos para tarefas mais importantes.

Google Docs & Presentations

As soluções de processamento de texto e folhas de cálculo da Google são uma excelente alternativa para criar documentos partilháveis e com qualidade. Com ferramentas evoluídas, como ditar texto, fórmulas automáticas, suplementos, entre outras,  estão à altura de qualquer outro editor, sendo até superiores em muitas funções.

Têm também a vantagem de serem 100% online e guardar os documentos na Google Drive,  fazendo com que possas trabalhar em qualquer lado ou dispositivo, mesmo que estejas fora do escritório ou de casa e apenas com o teu telemóvel.

4 ferramentas de produtividade grátis

Evernote

O Evernote é uma ferramenta muito útil para guardares o que não queres esquecer. Com a função de sincronização, podes manter as tuas informações à mão, podendo assim consultar em qualquer dispositivo, em qualquer lugar. 

O Web Clipper permite que guardes informações ou páginas da internet, assim num só clique.

Poderás do mesmo modo criar tarefas, digitalizar documentos ou cartões de visita, organizar e pesquisar toda a informação guardado, criar modelos para agilizar o teu trabalho e juntar tudo no calendário para saberes sempre o que tens para fazer.

O Evernote está disponível gratuitamente ou com planos a partir de 6,99€ por mês.

Google Drive

O Google Drive é certamente a solução de armazenamento para todas as suas necessidades.

Aqui podes guardar documentos, imagens, vídeos ou outros, com armazenamento gratuito até 15GB. Conta também com ferramentas poderosas de pesquisa e organização de documentos, para que saibas sempre onde encontrar o que precisas.

Skype

O Skype é uma ferramenta de comunicação que já nos acompanha desde pequenos.  Ou pelo menos a alguns. Esta ferramenta permite reuniões gratuitas com vários membros, sem limite de tempo.

Nos últimos anos, no entanto, a plataforma evoluiu, contando agora com várias soluções para expressão própria, como emojis e reações.

Permite também fazer chamadas para telemóveis (pagas), ou chamadas de voz gratuitas para outros utilizadores Skype.

Assim como o Zoom, também permite desfocar o fundo ou colocar efeitos que protegem a privacidade dos utilizadores.

Hubspot

O Hubspot é uma ferramenta de CRM ideal tanto para pequenos negócios como para grandes empresas.  Esta ferramenta tem tudo o que necessitas para gerir a relação com os teus clientes e, do mesmo modo, para dinamizar o teu marketing.

Para além de poderes criar formulários, landing pages, newsletters e outros tipos de comunicação de marketing,  podes também:

  • Gerir a tua base de dados de clientes;
  • Registar contactos e comunicações;
  • Verificar atividade no teu site;
  • Saber quais são os links mais clicados nos teus e-mails;
  • Enviar comunicações pessoais;
  • Relacionar clientes com as empresas em que trabalham;
  • Criar listas de marketing;
  • Adicionar um chat de apoio ao cliente no teu website;
  • Entre outras.

Todas estas funcionalidades estão assim disponíveis gratuitamente.  Tens um limite de um milhão de contactos e 2000 emails de marketing por mês na versão gratuita. 

Caso não seja suficiente ou necessites de automatização, os planos pagos começam a partir de $45€ por mês.

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Ana

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