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Os 7 principais tipos de clientes digitais

Isabel Dauer

Índice

Nós que lidamos com clientes tipos de clientes digitais todos os dias sabemos que, acima de tudo, temos de atender bem a todos. No entanto, quando sabemos identificar o tipo de cliente que está à nossa frente, conduzimos de forma muito mais assertiva o atendimento e de modo mais ágil a solução que ele procura. 

De acordo com Neil Patel, co-fundador da NP Digital, e um dos 10 mais do marketing digital, segundo a revista Forbes, existem basicamente 27 tipos de clientes. Conhecê-los pode então nos ajudar a entender mais rápido o que buscam, e como atingir os seus objetivos e causar uma boa primeira experiência. Aqui, neste artigo, cito apenas 7 dos 27 tipos elencados por Patel. 

Estamos a atender mais intensamente por esses canais, aliás, muitos de nós apenas através deles…vamos conhecê-los! 

Tipos de clientes digitais

O Defensor da sua Marca

Porque teve boas experiências com você, esse tipo de cliente recomenda-te aos amigos. E nada melhor que mantê-lo próximo com envio de novidades e, mais que isso, pedir a ele que dê depoimentos sobre os seus produtos ou serviços, pois, como “promotor” ele certamente dará testemunhos positivos. 

O Entusiasta Digital

Ele talvez ainda não seja o “promotor” da sua marca, mas, por estar sempre interagindo nas redes, comentando sobre tudo, aproveite para compartilhar com ele os seus conteúdos e faça o mesmo com as postagens dele, comentando e curtindo. Assim, em breve ele poderá se tornar um embaixador da sua marca. 

Caçador de Bons Negócios

Está sempre à procura de ofertas, promoções ou sorteios nas redes. Por isso, quando tiver algo do seu interesse, com certeza irá compartilhar com amigos e trazer novos seguidores. Aproveite! 

O Silencioso

Esse praticamente não interage, mas atua com um seguidor sem manifestar opiniões. Explore conteúdos focados e peça sugestões e comentários desse tipo de cliente, assim buscando o seu engajamento. 

O Casual

Esse quase não curte ou comenta as postagens da sua empresa, porém, acompanha e compartilha. Investir nesse tipo de cliente poderá, portanto torná-lo um seguidor frequente.  

O Insatisfeito

Bem, esse tipo de cliente aproveita o espaço para relatar a sua insatisfação de forma pública o que exige de sua empresa respostas rápidas e também pública pois mostra transparência. Crie SLA’s de resposta – um compromisso de sua empresa para com seus clientes.  Depois, convide-o para estabelecer contato através de outro canal para que ele possa explicar em detalhes o problema e você a solução. Esses diálogos comumente ocorrem por MP ou MD – Mensagem Privada ou Direta. 

O Polêmico

Não muito comum, esse cliente tende a levar para o seu espaço posicionamentos negativos sobre outros assuntos, sobretudo política, buscando encontrar “eco” na sua empresa. Mantenha-se isento e não embarque nessa canoa. Mantenha uma postura neutra e desencoraja o comportamento. 


Estratégia online (independentemente do tipo de clientes digitais)

Sejam quais forem as características do cliente que estiver à sua frente, presencial ou digitalmente, ele representará a continuidade do seu negócio, se for bem atendido e encontrar a solução para o que precisa. 

Para tanto, estar presente em Blogs ou redes sociais de forma relevante, será fator predominante para ter uma fatia do mercado onde se está inserido. Por tanto, como lição de casa, procure conhecer o cliente que compra com você. Ele pode ter uma ou mais das características descritas nesse artigo. Saber com quem e para quem se fala já é um bom caminho andado para desenvolver estratégias de marketing digital que falem a mesma língua. 

Em breve, lanço um curso sobre Atendimento ao Cliente, com os demais tipos de clientes do nosso dia a dia e como se comunicar com eles. Não perca e até lá! 

Queres saber mais sobre empreendedorismo? Contacta o José!

Isabel Dauer

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